Tatuagem


A tatuagem (tattoo, na sua forma em inglês) ou dermopigmentação (dermo = pele / pigmentação = ato de pigmentar, colorir) é hoje uma das formas mais conhecidas e cultuadas de modificação corporal. Trata-se de um desenho permanente feito na pele humana que, tecnicamente, é uma aplicação subcutânea (abaixo da pele) obtida a partir da introdução de pigmentos por agulhas. Tal procedimento foi por muito tempo completamente irreversível, mas hoje, em alguns casos, é possível remover a tatuagem. As técnicas de remoção ainda não são perfeitas podendo deixar cicatrizes e variações de cor sobre a pele.

Dos inúmeros motivos que levam uma pessoa a tatuar um símbolo de música estão o caráter universal dos símbolos musicais e recordações, além da música marcar épocas. Por isso, eles são bastante utilizados em tatuagens, tanto em forma de imagens, com instrumentos e notas musicais, como também em palavras, com trechos de canções ou mesmo nomes de banda.

As tatuagens de clave de sol são muito utilizadas nos dias de hoje, tanto por profissionais quanto por aqueles que são somente amantes de uma boa música. Os locais do corpo mais tatuados por mulheres costumam ser a nuca, tornozelo, ombros, costelas e pulso. Já os homens preferem tatuar as costas, panturrilha, bíceps e abdômen. Essencialmente, o significado das tatuagens consiste basicamente no amor pela música e na influência que a mesma possui em sua vida.