Clave


Uma das regras gerais da música é que a sua escrita ser feita num conjunto de cinco linhas e quatro espaços, a qual chamamos de pauta ou pentagrama. Na pauta musical, escrevemos as notas (símbolos) de uma partitura, conforme o sistema de notação, para representar as alturas, durações e o compasso da música.

As claves desempenham um papel importante: servem para indicar ao músico como deve ser feita a leitura do pentagrama. Como a notação musical é relativa, cada nota pode ocupar qualquer uma das cinco linhas ou quatro espaços na pauta. A clave define uma referência, pois indica qual a posição de uma das notas, e todas as demais notas são lidas partir dessa. De maneira geral, a clave serve para dar nome e altura à nota.

Embora se tenha registro de inúmeras claves, só três continuam sendo utilizadas na notação musical moderna: a clave de sol, a clave de fá e a clave de dó. O desenho das claves, ao longo da história, sofreu diversas alterações. Na forma moderna, a clave de sol é similar a uma letra ‘G’ maiúscula em sua forma cursiva. A de fá se parece com um ‘F’ e a de dó lembra um ‘B’.

A clave de sol define que a segunda linha contada de baixo para cima recebe a nota sol. A clave de fá define que a linha por ela indicada (quarta linha) receberá a nota fá. Já a clave de dó indica que a terceira linha (central) recebe a nota dó.

Cada uma das claves pode ocupar qualquer linha na pauta, mas na prática são utilizadas aquelas que possibilitam os melhores resultados (vide imagem abaixo).

Clave